segunda-feira, 4 de junho de 2007

Programa de Acção da UDT


(Excertos)

Igualmente válido e actual é o Programa de Acção da UDT, cuja elaboração “representa o conjunto das soluções preconizadas para as diferentes metas que a União Democrática Timorense se propõe atingir, pressupõe o conhecimento exaustivo da realidade sobre a qual se pretende agir e uma certa familiaridade com os problemas e os assuntos públicos em Timor.

… este PROGRAMA apresenta-se como um instrumento de trabalho, … sendo seu objectivo o de contribuir para aprofundar a discussão ideológica e o estudo e consciencialização dos problemas reais de Timor Lorosae.

O nosso objectivo principal consiste em construir uma sociedade onde desapareça a exploração do homem pelo homem e possa fluir, em plenitude, a Liberdade, o Trabalho, a Paz e a Justiça.

A nossa luta é pela construção em Timor Lorosae de uma sociedade onde o destino de cada Timorense seja o de todos; uma sociedade onde o Povo Timorense ocupe a posição de supremacia, em que esse mesmo Povo não seja um simples meio ou uma coisa manejada pelos outros.”

No Programa de Acção, a UDT estabeleceu cinco prioridades se fosse Governo, explicava as razões dos problemas e apresentava as formas de combate desses problemas.

Infelizmente, cinco anos depois de apresentado o Programa de Acção da UDT, nenhum desses problemas foi resolvido pelo Governo que em 2001 ganhou as eleições os problemas seleccionados mantêm-se actuais e continuam válidas as formas de combate traçadas pela UDT.

Para resolver o problema da Pobreza, cujas causas apontadas eram o desemprego, a ocupação indonésia, a inactividade do país, a destruição, a inflação dos preços e a saúde, a UDT preconizava, entre outros pontos, a criação de postos de trabalho, o desenvolvimento de áreas rurais, a timorização, o incentivo ao pequeno comércio/indústria, a reconstrução nacional, a paz, o desenvolvimento sustentável, a criação de medidas de controlo de preços, a criação de um plano nacional de saúde e a acção social”.

Continua

Sem comentários: