domingo, 8 de julho de 2007


Resumo de notícia difundida ela agência Lusa:

Os sete partidos sem assento no próximo Parlamento formaram uma plataforma política e encaram formar uma coligação em caso de eleições antecipadas.
"Reunimos duas vezes entre os partidos sem assento parlamentar e constituímos uma plataforma de representação e participação", declarou hoje à Lusa o secretário-geral do Partido Socialista de Timor, Avelino Coelho.
"Em caso de eleições antecipadas, encaramos a possibilidade de concorrer em coligação".
O nome da plataforma ainda não está decidido mas um dos nomes em discussão é Perspectiva Democrática.
Dos 16 partidos (quatro deles em duas coligações) que concorreram às eleições legislativas de 30 de Junho, apenas sete conseguiram ultrapassar a quota mínima de elegibilidade de deputados, que é de 3 por cento.
Os outros partidos, que em conjunto representam cerca de 36 mil votos, pretendem com a nova plataforma "apresentar propostas e contrapropostas, com ideias alternativas" às que saem do espectro parlamentar.
"Mesmo que, legalmente, os votos dos pequenos partidos sejam transferidos em favor dos outros na distribuição dos assentos, politicamente continuam a ser votos que não estão representados no Parlamento", explicou Avelino Coelho à Lusa.
"As prioridades de governação, segundo a nova plataforma, são a solução dos problemas do major Alfredo Reinado, dos peticionários e dos deslocados", adiantou o líder do PST.
Além dos socialistas timorenses, integram a plataforma o Partido Republicano (PR), o Partido Democrática República de Timor (PDRT), o Partido Democrata Cristão (PDC, de António Ximenes, que promoveu a ideia da plataforma), a União Democrática Timorense (UDT), o Partido Milénium Democrático (PMD) e o Partido Nacionalista Timorense (PNT).

Sem comentários: